O Gmail (também GMail, Google Mail ou Giga Mail) é um serviço gratuito de e-mail criado pelo Google em 2004. Atualmente novos cadastros são abertos ao público e podem ser feitos diretamente no site. Foi anunciado no dia 1 de Abril de 2004, Dia da Mentira, o que lançou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade.
Tal serviço de e-mail revolucionou os demais já existentes. O Gmail oferecia, em seu início, 1GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrerem comercialmente. O mesmo ocorreu com provedores pagos e gratuitos por todo o mundo.
Exatamente por esse motivo e para manter o recurso de oferecer mais espaço que a maioria dos provedores, no dia primeiro de Abril de 2005 o sistema lança seu programa "infinito + 1" e começa a aumentar o espaço de armazenamento. No começo, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo (aprox. 337 KB/dia) e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo (aprox. 124 MB/dia). Atualmente esta taxa gira em torno de 315 bytes por segundo (aprox. 26 MB/dia) e o serviço oferece mais de 7,3GB de espaço de armazenamento.
A novidade mais recente foi a incorporação do Google Buzz no Gmail, e a abertura de novos cadastros para todo o público (e não somente pelo sistema de convites, como era anteriormente). Ocorreu de forma semelhante ao Orkut.
Atualmente, o código que faz o Gmail funcionar é composto de 443.000 linhas de JavaScript (com 978.000 linhas se os comentários forem incluídos). A maior parte foi escrita a mão.
Publicidade e privacidade
Da mesma forma que os congêneres, o financiamento do Gmail é feito por publicidade: pequenos anúncios de texto pagos por empresas ou pessoas interessadas em anunciar os seus produtos. Os links de publicidade são mostrados de forma relevante, ou seja, apenas os que contém algum assunto relacionado com o que está escrito no e-mail é mostrado. Muitas vezes esses links publicitários também não aparecem, por não parecerem relevantes a nenhum anúncio registado.
Isso tem sido fruto de muita discussão e polémica desde antes de ser lançado. O Google garante privacidade pela sua Política de Privacidade, mas, como o sistema analisa o conteúdo automaticamente das mensagens para exibir publicidade de acordo com os assuntos mencionados na correspondência electrónica existe o receio de tais informações serem armazenadas num banco de dados para posterior envio de spam, ou mesmo com fins de espionagem.
História
Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.
O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.
Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.
Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores.
Funções especiais
O Gmail apresenta uma série de funções especiais para facilitar a vida de quem usa e-mail. Alguns conceitos já usados por outros programas foram atualizados e personalizados pela equipe do Gmail, tornando este último uma das melhores ferramentas de e-mail disponíveis na internet.
Visualização de conversas
A principal inovação desse serviço, frente aos outros, é o método com o qual os e-mails recebidos são organizados, denominado pelo Google de "Visualização de Conversas". Esse método consiste em mostrar todas as mensagens relacionadas com um assunto específico em uma única janela, de uma maneira escalonada, isso é, fica uma mensagem "acima" da outra, conforme a ordem cronológica de envio.
Marcadores (labels)
Com o conceito de "pesquise, não classifique". No Gmail você não precisa criar pastas para organizar as suas mensagens. Basta "colar" um marcador na mensagem. Este conceito permite uma organização mais elaborada, uma vez que uma determinada mensagem pode ter vários marcadores. Isso só seria possível com pastas se mantivéssemos uma cópia da mensagem em cada pasta. Cada mensagem pode receber mais de um marcador
Grupos
O Gmail facilita e muito a separação de grupos de e-mails. Inicialmente, são criados dois grupos que não podem ser apagados: "Todos os e-mails" e "E-mails utilizados frequentemente". Existe também a possibilidade de criar grupos personalizados, que agora estão disponíveis no idioma português, anteriormente os usuário que gostariam de usar este serviço teriam que mudar o idioma para "English(US)". O objetivo desses grupos personalizados é criar seus próprios grupos para facilitar o envio específicos para determinadas pessoas. Por exemplo, no grupo "Faculdade", você coloca todos os e-mails dos colegas de faculdade e quando precisar se comunicar com eles, não precisa ficar selecionando quem é ou não dessa seleção
Google Chat - um Google Talk integrado
Funciona basicamente como o software Google Talk, porém integrado ao Gmail, ou seja, não é necessário instalar no computador. Dessa forma, nas redes onde o acesso a esses programas forem bloqueados, você poderá usar o seu Instant Messaging de qualquer lugar. O Google chat inclui ainda uma função que salva os históricos das conversações de chat automaticamente numa pasta chamada "Chat".
Gmail para seu domínio
O Gmail também está disponível para utilizá–lo com um domínio personalizado (ex: seudominio.com.br ou seudominio.pt). O serviço por enquanto é oferecido apenas de forma restrita, com o preenchimento de um formulário de interesse (que pode ser respondido/atendido ou não). Existem pouquíssimas diferenças do sistema Gmail tradicional (e-mails @gmail.com) para o personalizado em um domínio (@seudominio.com.br). A página de oferta de hospedagem é em inglês, assim como o sistema de administração de contas. Entretanto a interface do webmail de usuários do domínio personalizado é idêntica ao do serviço tradicional do Gmail, permitindo desta forma o uso do Português e de outros idiomas, bem como de outros recursos acima descritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário